Festas Juninas : dicas para aproveitar com segurança e tranquilidade

Temporada Inverno

Festas Juninas : dicas para aproveitar com segurança e tranquilidade

Para aproveitar as festas com segurança e tranquilidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) dá uma série de dicas.

Observar se a loja de vendas de fogos é autorizada para esse tipo de comércio é a primeira orientação. Eles devem ser comprados somente em estabelecimentos credenciados pelo Exército, que fiscaliza esse tipo de comércio. Uma outra dica é verificar se o local emite nota fiscal após a venda. A caixa do produto deve ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que mostra que ele passou por análise de segurança.

Para evitar acidentes, o representante do Serviço Operacional de Informação Pública do CBMDF, capitão Fábio Bohle, explica a melhor forma de soltar os fogos. “O manuseio deve ser feito por adultos, de preferência que não tenham feito ingestão de bebidas alcóolicas, e longe das crianças. Outro cuidado importante é não reaproveitar os fogos que não funcionaram. Ao final, é importante colocá-los em um balde com água para neutralizar a carga explosiva”, ressalta o militar. “Em casos de eventos pirotécnicos, a apresentação deve ser realizada por profissionais habilitados”, completa.

Animais de estimação

Os fogos podem irritar animais de estimação. O ideal é colocá-los dentro de casa. “Os ouvidos desses bichinhos são sensíveis. Para aliviar o estresse causado, se possível, colocá-los dentro da residência e, caso tenha mais de um, é importante separá-los em cômodos diferentes”, diz Bohle.

Fogueiras

Uma outra orientação do CBMDF é não acender fogueiras embaixo ou próximas de árvores e da rede elétrica. A distância mínima deve ser de 50 metros da vegetação e devem ter o tamanho máximo de 1,5 metro. “É essencial realizar a limpeza do local onde será feita a fogueira e colocar uma camada de areia entre o solo e os troncos. Essa medida vai evitar que eles se espalhem. Se não for possível, faça uma limpeza no local”, explica.

Os cuidados com as crianças devem ser redobrados perto de fogueiras, e as brincadeiras devem ser evitadas nestes locais. Em casos de acidentes, a orientação é lavar a queimadura em água corrente e não usar nenhum produto sem indicação médica.

“Procurar atendimento médico ou ligar para o 193 são as primeiras medidas a serem tomadas, em caso de acidentes. Até o atendimento, é importante não estourar as bolhas provocadas pelo machucado. Elas são uma defesa natural do organismo para proteger de infecções”, enfatiza o capitão.

Soltar balões é uma prática perigosa e deve ser evitada. “O balão pode cair em florestas, residências e indústrias e causar grandes prejuízos ambientais, patrimoniais ou machucar pessoas. Soltá-los, bem como fabricá-los, vendê-los ou transportá-los é crime”, finaliza o militar.

Orientações:

Fogos de artifício
– Compre fogos de artifícios somente em lojas certificadas;
– Não reaproveite os fogos que não funcionaram. Coloque-os em um balde com água para neutralizar a carga explosiva;
– Faça o acionamento dos artefatos em local aberto, longe de pessoas, veículos, residências e canis, sem fiação elétrica ou árvores próximas;
– Os rojões devem ser usados com um suporte, e não diretamente na mão;
– Crianças não devem utilizar fogos de artifício;
– Não os utilize fogos sob efeito de álcool.

Fogueiras
– Não acenda fogueiras embaixo ou próximas de árvores e da rede elétrica;
– Limpe o local de folhas e galhos antes de montar sua fogueira;
– Mantenha distância mínima de 50 metros da vegetação;
– Observe o tamanho máximo de 1,5 metro de altura;
– O cuidado com as crianças deve ser integral durante o festejo;
– Evite brincadeiras nestes locais.

Emergência
– Em casos de acidentes, a orientação é lavar a queimadura em água corrente e não usar nenhum produto sem indicação médica;
– Não estoure bolhas provocadas pelo machucado. Elas são uma defesa do organismo para proteger de infecções;
– Em casos graves ligue imediatamente para o 193 ou busque atendimento na unidade de saúde mais próxima.


Fonte : Secretaria da Segurança Pública do DF / Foto Secec/DF
Publicação com apoio do site Programação Digital
Site Temporada Inverno : gestão de conteúdo e comercial da Sortimento Comunicação de Fábio Juchen