Festival de Inverno de Sabará 2025 terá programação gratuita e Tenda da Acessibilidade
Festival de Inverno de Sabará 2025 terá programação gratuita e Tenda da Acessibilidade
. Sortimento Temporada de Inverno . O Festival de Inverno de Sabará que acontece desde 2019 promovendo a descentralização da cultura na cidade, terá edição 2025 no dia 13 de julho, no Largo Nossa Senhora do Ó, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Ó, símbolo do barroco mineiro, cartão postal de Sabará.
A festa acontecerá das 10h às 18h, com entrada gratuita e acessível a todos os públicos. A programação conta com cortejo de congado, intervenção circense, shows musicais e uma novidade: a feira de artesanato e gastronomia com produtos locais.
Giro no Festival de Inverno de Sabará 2025
O Festival de Inverno de Sabará 2025 tem início às 10h, com a abertura da “Feira Artes, Artesanato e Gastronomia”, com produtos genuinamente sabarenses, como as cerâmicas, os derivados da jabuticaba e da banana, as quitandas, além de diversas opções gastronômicas preparadas por talentos da culinária local. A atmosfera do Festival ganha ainda mais charme com a presença do Empório do Vinho, que irá estacionar sua kombi estilizada no evento para a venda de vinhos, drinks autorais e chopp artesanal.
A edição 2025 do Festival de Inverno de Sabará joga luz sobre o protagonismo feminino nas artes, com uma programação que prioriza o trabalho de artistas mulheres locais e da região metropolitana.
A programação artística começa às 11h com apresentação do cortejo de congado realizado pela Guarda Moçambique São José Operário e São Benedito no Reino de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, tradicional em Sabará, composto por crianças, jovens, mulheres e homens cantam e dançam pela preservação e celebração do congado, reconhecido como patrimônio imaterial de Minas Gerais.
O circo também estará presente nesta edição com as intervenções do grupo Calcinha de Palhaça, formado por mulheres e atrizes palhaças da cidade de Contagem, às 13h. Na música, às 14h, a banda Batuque Dagmar, de Belo Horizonte, evoca a força e a sutileza da mulher por meio do samba, e às 16h o grupo de percussionistas Mulheres do Ó de Sabará irá interagir com o público com uma oficina show inédita, que dará o tom da apresentação.
Oficina de dança – As atividades do Festival têm início com uma oficina de dança, que acontecerá entre os dias 7 e 12 de julho, ministrada por Jordan Bryan, dançarino profissional, professor e estudante de Danças Urbanas, focado no Hip-Hop Dance. As aulas serão direcionadas a atender os alunos do grupo de dança da Escola Estadual Professor João Arruda Pinto, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará. A proposta é possibilitar aos participantes o aprimoramento das técnicas da dança e fomentar o interesse pelas artes cênicas. Ao final da oficina, o grupo fará uma apresentação no Festival, às 15h.
Acessibilidade – Em 2025, o Festival também inova no formato em respeito à diversidade oferecendo a “Tenda da Acessibilidade”, uma área especialmente planejada e equipada para acolher e proporcionar suporte adequado às pessoas neuro divergentes, cegos, surdos, idosos, mães com bebês e gestantes, pessoas com mobilidade reduzida, garantindo um ambiente seguro, confortável e inclusivo durante todo o evento de rua.
Festival de Inverno de Sabará 2025
Largo Nossa Senhora do Ó
- 10h: Abertura da Feira Artes, Artesanato e Gastronomia
- 11h: Cortejo Congado Guarda de Moçambique de Sabará
- 12h: Intervenção cênica com grupo Calcinha de Palhaça
- 14h: Apresentação Musical Batuque Dagmar (samba de raiz)
- 15h: Apresentação de Dança com Jordan Bryan e convidados especiais da E.E. João Arruda Pinto
- 16h: Apresentação oficina show Mulheres do Ó (percussão de ritmos brasileiros)
Gratuito, sem a necessidade da retirada de ingressos
Fonte : Cristina Sanches | CS Comunicação e Arte